Projeto proíbe mensagens subliminares em propagandas
Peças
publicitárias que contenham informação de texto ou apresentação sonora ou
visual que levem o consumidor a engano quanto ao produto ou serviço anunciado
poderão ser consideradas abusivas. É o que prevê o projeto de lei originado e
aprovado na Câmara dos Deputados, PLC 30/2017, que chegou ao Senado Federal. De
autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a proposta pode alterar o
Código de Defesa do Consumidor para proibir propagandas discriminatórias de
qualquer natureza, bem como a incitação à violência, exploração do medo e da
superstição e o desrespeito a valores ambientais. Também ficaria proibida a
publicidade que se aproveite de deficiência de julgamento e experiência da
criança ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma
prejudicial ou perigosa à sua saúde. No Senado, o projeto foi lido em Plenário
e remetido à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e
Defesa do Consumidor (CDC), onde aguarda a definição de relator.
As informações
são da Agêancia Senado.
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